Numa Espanha fortemente vigiada pela Inquisição e ameaçada de invasão pelas tropas napoleônicas, o pintor Francisco Goya(Stellan Skarsgard) é reconhecido à corte do ReiCarlos IV (Randy Quaid) quando a jovem Inês Bilbatua (Natalie Portman), filha de uma família amiga, é presa sob a falsa acusação de heresia e passa a ser assediada pelo Frei Lorenzo (Javier Bardem). Todos esses personagens fazem parte da pintura de Goya, retrato de uma época conturbada.
A postagem de hoje é sobre o filme "Outubro", de Serguei Eisenstein. Ambientado na União Soviética governada pelos mencheviques, trata da tomada do poder pelos bolcheviques, liderados por Lênin. É um filme longo para a época (dura quase duas horas, quando o normal da época era pouco menos de uma hora) e carregado de simbolismos, como a destruição da estátua do czar e sua futura reconstrução quando da ameaça de o poder antigo voltar. Recomendado para loucos por filmes históricos e para aqueles que não se importam com filmes mudos e em preto e branco.
Esta produção de horror do já bem estabelecido diretor Guillermo del Toro é mais uma mostra da criatividade que ele pode alcançar. Criado pela avó extremamente católica, atribui a ela seu pendor para o horror nos dias atuais.
Na Espanha fascista de 1944, num cenário político de fim da Guerra Civil e estabelecimento do regime falangista a governar a Espanha com mão de ferro, a menina Ofelia (Ivana Baquero), vai com a mãe grávida, Carmem (Ariadna Gil) morar com o padrasto, o temido Capitão Vidal (Sergi López). Ofelia é uma menina de imaginação forte, bastante impressionada com contos de fadas, dos quais ela é leitora inveterada. Certo dia, encontra-se com um fauno (Doug Jones), o qual a apresenta a um mundo de fantasia.
Excelente filme por demostrar a luta dos personagens principais tanto no plano real no plano fantástico, caso de Ofelia. Cada qual desejando, à sua forma, fugir dos horrores da guerra. A direção de Guillermo del Toro, responsável por outros filmes obscuros como Hellboy (2004) e Mamá (2013) torna o filme mais atraente.
O filme desta semana trata das histórias de duas pessoas, sendo essas histórias mostradas paralelamente no desenrolar da película: Martín (Javier Drolas) é um rapaz que vive como um eremita da era moderna, isolado de tudo e de todos em seu apartamento, apenas com Susu, sua cadela, e trabalhando fazendo sites, já Mariana (Pilar López Ayala) é uma vitrinista formada em arquitetura a qual saiu de um relacionamento e tenta se reencontrar após esse rompimento. Recomendo por ser a temática do filme bem atual, pois mostra a realidade das pessoas nesta era da informática: todo mundo tão próximo, conectado à internet, comunicando-se sem precisar de um encontro pessoal, e, ao mesmo tempo, tão distante, pois não se interessa por quem está a seu redor, pessoas isoladas em sua bolha tecnológica que nos tornamos com a expansão da rede mundial de computadores.
Trailer:
ALERTA DE SPOILER. SE VOCÊ NÃO ASSISTIU AO FILME, NÃO VEJA O VÍDEO ABAIXO.