quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Nosferatu - O Vampiro da Noite (Nosferatu: Phantom der Nacht) - 1979


Para o Dia das Buxas, quero comentar essa refilmagem do clássico do horror "Nosferatu, Eine Symphonie des Grauens", filme mudo de 1922 dirigido por Friedrich Wilhelm Murnau. Brilhante refilmagem dirigida por Werner Herzog, essa película é altamente recomendada aos fãs de terror clássico. Destaque para as interpretações de Isabelle Adjani como Lucy e de Klaus Kinsky como Conde Drácula.

Trailer:

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Animatrix - 2003


Conjunto de nove curtas que forma o cenário antecedente à tomada do poder pelas máquinas. Fala por si só, recomendado por fazer parte de uma das melhores histórias de ficção científica da atualidade. Destaque pessoal para o curta "Beyond".

Trailer:


Abaixo, haverá uma pequena sinopse de cada curta-metragem que faz parte de Animatrix

Deixe-me Entrar (Let Me In) - 2008


Em Deixe-me Entrar, Owen (Kodi Smit-McPhee), um garoto que sofre bullying no colégio, encontrar Abby (Chloë Grace Moretz), uma menina tão deslocada da sociedade quanto ele. Os dois formam laços de amizade, e uma série de mortes na cidade leva a crer em alguma relação entre Abby e elas.
Recomendado por ter uma abordagem pertinente em relação à timidez, além de sua abordagem do bullying e na relação entre o par principal que, tendo origens diferentes, encontram-se e se unem. 

Trailer:


quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Mama (Mama/La Madre) - 2013


Em "Mama", filme baseado no curta-metragem homônimo do mesmo diretor, encontramos a situação de duas crianças encontradas em uma cabana no meio da mata por seu tio Lucas (Nikolaj Coster-Waldau) cinco anos após a morte dos pais delas. As garotas sempre relatam contatos uma entidade chamada Mama, a qual supostamente teria cuidado delas durante os cinco anos que passaram na cabana. O casal que as adota, seu tio Lucas (Nikolaj Coster-Waldau) e a namorada Annabel (Jessica Chastain), não acredita nas histórias das garotas. Logo mais, uma série de acontecimentos estranhos prova que Mama não é uma fantasia e que há uma história muito mais sombria por trás dela.
Boa obra de terror da atualidade, destaque para o tom sombrio dos ambientes e para o ambiente de fábula em que a história se desenrola, com direito a "era uma vez" no início do filme, cerejas e um lobo de pedra no quintal da casa. Garante bons sustos e prende a atenção até o fim.

Trailer:


A seguir, estarão o curta em que a película se baseou e um teste de movimentação.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Fahrenheit 451 - 1966


Fahrenheit 451 baseia-se no livro homônimo de Ray Bradbury. Trata de um futuro distópico no qual livros são proibidos. Sendo as casas à prova de fogo, os bombeiros não têm mais como função combater incêndios, mas sim queimar livros. Em tomadas surreais, labaredas saem das mangueiras dos bombeiros para queimar obras literárias de valor inestimável. Em um ambiente assim vive o bombeiro Guy Montag (Oskar Werner), o qual se apaixona por uma rebelde e entra em crise de consciência. Recomendado àqueles que lutam pela liberdade e não aceitam autoridades de repressão. 

Trailer:


quinta-feira, 1 de agosto de 2013

A Hora Mais Escura (Zero Dark Thirty) - 2012

Grande produção do ano passado, seu título original, "Zero Dark Thirty", significa meia-noite e meia na maneira como os militares dizem as horas. Refere-se à hora em que a missão de execução missão de captura de Osama bin Laden ocorreu. A partir daí, já é possivel deduzir que o filme trata da investigação feita pelo governo estadunidense para encontrar aquele considerado por ele o inimigo nº 1. Destaque para a direção de Kathryn Bigelow e para a interpretação de Jessica Chastain como Maya, além das cenas finais, em que os SEALs invadem o abrigo de Osama. Recomendado por sua imparcialidade, sem idealizar como heróis os envolvidos na história nem tratar os terroristas como vilões, necessariamente.

Trailer:


quarta-feira, 24 de julho de 2013

Sombras de Goya (Goya's Ghosts/ Los Fantasmas de Goya) - 2007


Numa Espanha fortemente vigiada pela Inquisição e ameaçada de invasão pelas tropas napoleônicas, o pintor Francisco Goya (Stellan Skarsgard) é reconhecido à corte do Rei Carlos IV (Randy Quaid) quando a jovem Inês Bilbatua (Natalie Portman), filha de uma família amiga, é presa sob a falsa acusação de heresia e passa a ser assediada pelo Frei Lorenzo (Javier Bardem). Todos esses personagens fazem parte da pintura de Goya, retrato de uma época conturbada.

Trailer:


terça-feira, 16 de julho de 2013

Outubro (Oktyabr) - 1927


A postagem de hoje é sobre o filme "Outubro", de Serguei Eisenstein. Ambientado na União Soviética governada pelos mencheviques, trata da tomada do poder pelos bolcheviques, liderados por Lênin. É um filme longo para a época (dura quase duas horas, quando o normal da época era pouco menos de uma hora) e carregado de simbolismos, como a destruição da estátua do czar e sua futura reconstrução quando da ameaça de o poder antigo voltar. Recomendado para loucos por filmes históricos e para aqueles que não se importam com filmes mudos e em preto e branco.

terça-feira, 9 de julho de 2013

O Labirinto do Fauno (El Laberinto del Fauno) - 2006


Esta produção de horror do já bem estabelecido diretor Guillermo del Toro é mais uma mostra da criatividade que ele pode alcançar. Criado pela avó extremamente católica, atribui a ela seu pendor para o horror nos dias atuais.
Na Espanha fascista de 1944, num cenário político de fim da Guerra Civil e estabelecimento do regime falangista a governar a Espanha com mão de ferro, a menina Ofelia (Ivana Baquero), vai com a mãe grávida, Carmem (Ariadna Gil) morar com o padrasto, o temido Capitão Vidal (Sergi López). Ofelia é uma menina de imaginação forte, bastante impressionada com contos de fadas, dos quais ela é leitora inveterada. Certo dia, encontra-se com um fauno (Doug Jones), o qual a apresenta a um mundo de fantasia.
Excelente filme por demostrar a luta dos personagens principais tanto no plano real no plano fantástico, caso de Ofelia. Cada qual desejando, à sua forma, fugir dos horrores da guerra. A direção de Guillermo del Toro, responsável por outros filmes obscuros como Hellboy (2004) e Mamá (2013) torna o filme mais atraente.

Trailer:

terça-feira, 2 de julho de 2013

Medianeras - Buenos Aires na Era do Amor Virtual (Medianeras) - 2011


O filme desta semana trata das histórias de duas pessoas, sendo essas histórias mostradas paralelamente no desenrolar da película: Martín (Javier Drolas) é um rapaz que vive como um eremita da era moderna,  isolado de tudo e de todos em seu apartamento, apenas com Susu, sua cadela, e trabalhando fazendo sites, já Mariana (Pilar López Ayala) é uma vitrinista formada em arquitetura a qual saiu de um relacionamento e tenta se reencontrar após esse rompimento. Recomendo por ser a temática do filme bem atual, pois mostra a realidade das pessoas nesta era da informática: todo mundo tão próximo, conectado à internet, comunicando-se sem precisar de um encontro pessoal, e, ao mesmo tempo, tão distante, pois não se interessa por quem está a seu redor, pessoas isoladas em sua bolha tecnológica que nos tornamos com a expansão da rede mundial de computadores.

Trailer:


ALERTA DE SPOILER. SE VOCÊ NÃO ASSISTIU AO FILME, NÃO VEJA O VÍDEO ABAIXO.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Vicky Cristina Barcelona (2008)


Em "Vicky Cristina Barcelona", obra do diretor Woody Allen, acompanhamos a estada das duas amigas Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson) em Barcelona. Lá, elas encontram o charmoso pintor Juan Antonio (Javier Bardem), o qual as convida para um fim de semana em Oviedo. Esse fim de semana mudará os caminhos de cada uma.
Bem, o que mais falar? A excelente direção de Woody Allen, aliada às interpretações de Javier Barden, Penelope Cruz e Scarlett Johansson dão um toque de brilho ao filme. Altamente recomendado a quem quer fugir da rotina de filmes simplesmente comerciais.

Trailer:



terça-feira, 18 de junho de 2013

Turn me on, Dammit! (Få meg på, for faen!) - 2011



Como primeiro filme, quero comentar esta divertida obra cujo título original em norueguês é "Få meg på, for faen!" (Tradução: "Me Excite, Porra!"). Lançado em 2011, tem como enredo o despertar da sexualidade da garota Alma (Helene Bergsholm), uma adolescente de 15 anos que vive na cidade norueguesa da Skoddeheimen. Nesse ambiente tão tranqüilo (chegando a ser monótono), ela vai contra a apatia geral na descoberta de sua sexualidade, chegando em certas cenas a se masturbar e sonhar com fantasias sexuais com homens mais velhos, ao mesmo tempo que idolatra Maria (Julia Bache-Wiig), a irmã mais velha de suas amigas, que estuda na universidade de Oslo. É um filme leve e divertido ao qual vale a pena assistir. 

Trailer:


segunda-feira, 17 de junho de 2013

E agora começa o Cinephilia.

Ok, já havia um tempo em que eu queria fazer um blog, mas não tinha tema nenhum para abordar nem tempo para manter um blog atualizado. O tempo passou, fiz um perfil no Twitter (cuidar de microtextos 140 caracteres é mais fácil do que cuidar de textos um pouco maiores, como este e os próximos que virão) e no Tumblr (cuidar da postagem de imagens e de vídeos também é mais simples), até que, já que gosto tanto de cinema e tenho agora disponibilidade, decidi criar um blog sobre  as cabras ninjas do Himalaia  sobre cinema! Enfim, se vocês leram até aqui, agradeço sua atenção. Comentem, sugiram melhorias e, desde já, dou dois avisos:
1. Comentários "First" não serão tolerados.
2. Receberão tratamento idêntico spams, comentários de haters, trolls ou que contenham conteúdo discriminatório.
Novamente, agradeço sua atenção e desejo que tenhamos um bom relacionamento. Se você gostar, divulgue aos amigos, vizinhos, e espalhe este blog cuja missão é levar à maior quantidade de pessoas informações sobre bons filmes.